Endometriose tem cura!

Sou especialista em tratamentos de ENDOMETRIOSE. Entre em contato para avaliar o seu caso.

CIRURGIÃO ESPECIALISTA EM ENDOMETRIOSE

A maior felicidade de um médico especialista é ajudar seus pacientes a superarem as adversidades e atingirem seus objetivos.

EXPERIÊNCIA EM DIAGNÓSTICO E CIRURGIA

A vantagem de ter acompanhado diversos casos é poder antecipar problemas para chegar mais rápido no resultado positivo.

ATENDIMENTO COM ATENÇÃO E EMPATIA

Faz toda diferença ser atendida por um profissional que entende e compartilha todas as sensações vividas na jornada do tratamento da endometriose.

CIRURGIÃO ESPECIALISTA EM REPRODUÇÃO HUMANA E GINECOLOGISTA

Dr. Stênio Deslandes

Sou Stênio Deslandes de Abreu Mafra Neto, médico formado pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, onde concluí a minha especialização em Ginecologia. Após mudar para São Paulo, me formei em Endocrinologia Ginecológica, pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Hoje, atuo com foco em endometriose, tratamento de mioma e reprodução humana. 

FORMAÇÃO E ESPECIALIDADES
• Título de especialista pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO).
• Título de especialista em Reprodução Assistida pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).
• Título de especialista em Endoscopia Ginecológica pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

dr-stenio-deslandes-endometriose-sobre

Sobre a doença

Endometriose

A endometriose é uma doença benigna que promove um processo inflamatório intenso, causado pelo crescimento anormal do endométrio (tecido que reveste o útero internamente), que passa a invadir regiões fora da cavidade uterina. As lesões ocorrem tipicamente na pélvis, mas podem se estender a intestino, diafragma e cavidade pleural.

dr-stenio-deslandes-endometriose-sobre-2-min

Números da doença

Incidência de endometriose na população

Não é tão simples identificar a prevalência exata de endometriose na população, já que é assintomática em grande parcela dos casos, mas é possível afirmar que:

• Trata-se de uma doença hereditária.
• Há maior incidência em mulheres de 25 a 35 anos de idade.
• Cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva têm endometriose.
• Pode aparecer em mulheres sem endométrio e até em homens.

Tipos de endometriose

De acordo com a medicina ginecológica, há três tipos diferentes de endometriose, que se diversificam, sobretudo, por tamanho e localização das lesões ocasionadas pela doença. Confira abaixo as definições de endometriose superficial, ovariana e prematura:

SUPERFICIAL – Lesões de vários aspectos (negras, vermelhas e brancas) que possuem, em geral, de 1 a 3 mm de profundidade. Pode atingir a superfície dos ovários, tubas, bexiga e do próprio útero.

OVARIANA – Lesões caracterizadas pela presença de cistos nos ovários, composto por um líquido chamado endometrioma. O tamanho pode variar de 0,5mm até 10cm.

PROFUNDA (OU INFILTRATIVA) – Lesões com mais de 5mm, que invadem tecidos e órgãos como bexiga, vagina, ligamentos úterossacros, apêndice, intestino e até pulmões.

dr-stenio-deslandes-endometriose-doenca-min

Qual a relação entre Endometriose x Infertilidade

A inflamação causada pela endometriose pode dificultar o recebimento e a fertilização embrionária no útero, causando infertilidade em boa parte dos casos. Mulheres com endometriose podem até engravidar, mas estão mais sujeitas a complicações como abortos espontâneos e gravidez ectópica (implante do embrião fora do útero).

COMPLICAÇÕES

Quais são os fatores de risco?

Exposição prolongada ao hormônio estrogênio (menstruação antes de 11 anos ou menopausa tardia).
• Anomalias de formação uterina com obstrução do fluxo menstrual.
• Exposição intrauterina a diethylstilbestrol.
• Baixo IMC.
• Consumo de gordura trans insaturada.
• Fluxo menstrual intenso.
• Ciclo menstrual menor do que 27 dias.

SINTOMAS

Sintomas e complicações

A endometriose é, em grande parcela dos casos, assintomática. Os sintomas, porém, podem ser diversos e variam de caso para caso, de acordo com o tipo e a localização da doença. Os casos considerados mais graves apresentam:

• Dor crônica e pressão pélvica/abdominal.
• Cólica e sangramento menstruais intensos.
• Dor na relação sexual (dispareunia).
• Infertilidade.
• Disfunção intestinal e urinária.
• Endometriomas.
• Adenomiose.
• Acometimento de demais órgãos.

dr-stenio-deslandes-endometriose-diagnostico-min

Como obter o diagnóstico?

Normalmente, os diagnósticos são feitos a partir de exames de imagem, como ultrassom vaginal, ou através de simples exame físico em consulta médica. Achados sugestivos durante o exame físico incluem: nódulos, dor ao exame físico, massas, mobilidade reduzida do útero, lesões que exteriorizam em mucosa vaginal.

Quais os tratamentos disponíveis?

O tratamento, por sua vez, pode ser medicamentoso, hormonal, terapêutico ou cirúrgico. A depender de algumas variáveis (idade, sintomas, intenção de gravidez, etc.), tanto para erradicação quanto para controle da endometriose.

Atualmente, casos cirúrgicos são tratados de forma minimamente invasiva, por via laparoscópica ou histeroscópica. Lembrando: A escolha do método de tratamento depende diretamente do histórico da paciente, de suas pretensões de gravidez e, claro, do tamanho e localização da endometriose.

Moema e Alphaville

Estrutura completa e moderna

Diferencial

Cirurgia Minimamente Invasiva

Por ser uma técnica segura e menos agressiva, ela garante os seguintes benefícios às pacientes:
• Menor tempo de recuperação.
• Menor risco de complicações e infecções.
• Cicatrizes mais discretas.
• Rápido retorno à rotina.
• Menos dores pós-cirurgia.
• Maior eficácia de tratamento e diagnóstico.

dr-stenio-deslandes-endometriose-cirurgia-minimamente-invasiva-min

Cirurgia

Videolaparoscopia

A cirurgia minimamente invasiva é uma revolução para a medicina. Sendo o método mais moderno para a realização de procedimentos cirúrgicos, ele caracteriza-se por cortes e incisões muito menores, que são possíveis graças ao apoio de equipamentos tecnológicos como pinças e câmeras endoscópicas. Por esse motivo, a cirurgia minimamente invasiva garante menor tempo de recuperação, menor dor no período pós-operatório, minimiza os riscos cirúrgicos e aumenta as chances de sucesso do procedimento.

Robótica

A cirurgia robótica é uma forma moderna de operar, feita por meio de pequenos cortes e com o auxílio de braços robóticos controlados pelo médico. Isso garante movimentos mais delicados, visão ampliada e maior segurança durante o procedimento. Entre os principais benefícios estão menos dor, menor risco de complicações, internação mais curta e uma recuperação muito mais rápida.

Técnica

Histeroscopia

A histeroscopia possibilita a visualização da cavidade uterina. Ele é fundamental para identificação, diagnóstico e, caso necessário, remoção de doenças existentes dentro do útero. Podendo ser diagnóstica ou terapêutica, a histeroscopia é realizada através de um histeroscópico, um aparelho fino com uma câmera na ponta que é introduzido na vagina e no colo do útero e é capaz de transmitir as imagens em tempo real.

"Este ano, a melhor coisa que fiz foi me consultar com dr. Stênio Deslandes. Profissional incrível, desde a primeira consulta foi super esclarecedor me deixando super segura."

Valquiria Miranda

"O melhor profissional de ginecologia que já passei em toda minha vida. Deu uma aula para meu esposo e para mim. Fiquei muito satisfeita, sai mais leve, mais confiante."

Lais Silva

"O dr. Stênio é muito atencioso, educado e um excelente profissional. Atendimento maravilhoso."

Ione Coelho

Contato

Precisa de ajuda?

Retornaremos o mais breve possível. Se preferir nos chame pelo WhatsApp.

Clínica LaVie Alphaville

Alameda Grajaú, 98. Conjunto 501.
Alphaville. Barueri/SP.

Clínica Moema

Avenida Moema, 300. Conjunto 97.
Moema. São Paulo/SP.

dr-stenio-deslandes-logo-2

Site de propriedade de Stênio Deslandes de Abreu Mafra Neto (CRM: 195.624/RQE: 70.891), sob CNPJ 32.701.618/0001-75 por meio da empresa credenciada como MAFRA SERVICOS MEDICOS LTDA.

© 2026 Dr. Stênio Deslandes | Desenvolvido por Agência BMD